Bolsa dá dinheiro, mas não é um processo simples. Eu sempre escuto o argumento que bolsa não ganha da renda fixa. Depende. Se você tá falando do índice Bovespa, pode ser. Mas investir na bolsa pode ser várias outras coisas além disso.
Fazer stock picking dá dinheiro sim, muito mais que a renda fixa aliás. Só que não é fácil. Quem acha que comprar qualquer ação a qualquer preço vai bater a renda fixa… não vai. Tem que saber muito bem o que está fazendo.
Além da parte de expertise em si. Saber interpretar múltiplos, fazer valuation, entender ciclos econômicos, macro, etc… não vou entrar em detalhes sobre isso aqui. Mas tem a parte do psicológico e do senso comum também, extremamente importante, se não mais.
Vou compartilhar aqui alguns pontos nesse sentido que pratico e me ajudam a ter uma rentabilidade muito superior à da renda fixa.
O retorno na bolsa de valores pode demorar, então eu não coloco nela dinheiro que eu preciso no curto prazo. É claro que eu quero comprar um papel e esperar o mínimo possível pra ele bater no preço justo e eu vender e pegar meu lucro. Mas esse mínimo possível pode levar facilmente mais de ano. Aliás, se leva menos que isso provavelmente tem uma boa dose de sorte aí.
Renda variável varia. Considere que frequentemente você vai ver seus investimentos no negativo, as vezes caindo bastante na sua mão. Se você não tem convicção do que fez nem estômago pra aguentar esse tipo de coisa, talvez investir na bolsa não seja pra você.
Quem se emociona, se lasca. Isso tem um pouco a ver com o item 2, e é algo que exige um constante trabalho. Com o home broker aberto constantemente eu me deparo com vontade tomar decisões no calor do momento. Claro que a maioria delas é idiota, mas como eu já sei disso de antemão, consigo neutralizá-las antes que elas neutralizem o meu dinheiro.